Tendências para Construção em 2025: conheça as principais! - Senior Mega SPO
Pular para o conteúdo
Início » Tendências para Construção em 2025: conheça as principais!

Tendências para Construção em 2025: conheça as principais!

Conheça as inovações e tendências para Construção que devem transformar o setor, como elas podem impactar o seu negócio e o que fazer para se preparar estes novos padrões de exigência

A construção civil no Brasil está enfrentando um bom momento. Dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontam para um crescimento contínuo nos próximos anos, com investimentos na ordem de R$ 696 bilhões até 2026. Mas como essas projeções moldarão o futuro da construção civil em 2025?

A pesquisa da Firjan aponta que este resultado se divide em duas vertentes: a primeira delas em aportes de recursos para investimentos em projetos estruturantes, como as concessões de rodovias, mobilidade urbana e saneamento, entre outros. E a segunda delas, que representa 50% do total destes recursos, no setor de moradia.

O segmento de habitação será capitaneado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pelo governo federal para impulsionar a geração de emprego e o desenvolvimento do setor. Diversas tendências da construção em 2025 devem acompanhar estas projeções positivas para o setor, incluindo aspectos de gestão de obras e digitalização do canteiro.

Esses aportes vão impulsionar várias tendências importantes, especialmente na adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis. No restante deste artigo, exploramos as principais tendências da construção civil em 2025 e como integrá-las em seus futuros projetos.

Tendências para construção em 2025: como identificá-las?

Contexto econômico, tecnologia e inovações no setor de construção, incorporação de novas técnicas construtivas, mudanças regulatórias, preocupação com a sustentabilidade na construção… Esses fatores combinados estão alterando as expectativas dos consumidores e as demandas dos projetos, refletindo na rotina de incorporadoras e construtoras.

Nem sempre é simples identificar qual será o futuro da construção, mas é preciso se manter atento para fazer correções de rumos da maneira mais assertiva e fundamentada e seguir em busca de modernização.

Ainda que prever o futuro seja desafiador, as tendências atuais oferecem indícios claros do caminho que o setor seguirá nos próximos anos. Abaixo, listamos cinco tendências que você deve observar em 2025.

  1. Uma busca por materiais de construção mais sustentáveis

Concreto reciclado, madeira certificada, tijolos ecológicos e compostos biodegradáveis são apenas alguns dos insumos que devem ser integrados aos canteiros de obras. O objetivo das construtoras e incorporadoras é reduzir o impacto ambiental dos projetos, respondendo à crescente demanda por projetos mais verdes e eficientes.

Esse reflexo das consequências das mudanças climáticas deve fazer com que esse tipo de material se torne cada vez mais comum até se tornarem um padrão, o que pode exigir também eventuais ajustes de planejamento e de execução das obras.

  1. Integração de tecnologias em prol da inovação na construção

A integração de tecnologias como Internet das Coisas, sistemas de automação e plataformas de gestão de obras em tempo real auxiliam a identificar ineficiências e fluxos mal estruturados para melhorar a eficiência e reduzir custos. 

A adoção de tecnologias como a Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês) contribui para a digitalização do canteiro de obras. Novas ferramentas voltadas ao Design Virtual e Construção (VDC, em inglês) também melhoram o planejamento, aprimorando os projetos antes que saiam do papel.

  1. Construção modular e pré-fabricada

O segmento de construção se deu conta de que a adoção da construção modular é um caminho importante para o aumento de eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental. Estabelecer esses processos facilita a eliminação de desperdícios e reduz o consumo de energia.

Além disso, no processo de gestão da obra, materiais modulares e pré-fabricados tornam o andamento dos projetos mais rápidos, reduzindo os prazos para a entrega e consequentemente o custo geral da obra.

4) Monitoramento integral do canteiro de obras

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina serão cada vez mais utilizados para monitorar obras em tempo real, especialmente com a disponibilidade de dados propiciada pelo canteiro digital.  

Essas tecnologias permitirão a otimização de orçamentos e prazos, além de melhorar a qualidade e o controle de processos, criando uma nova dinâmica do processo construtivo, otimizando a capacidade de previsões orçamentárias, de prazos e de métricas de acompanhamento.

Também será mais simples identificar gargalos construtivos e simplificar o controle de qualidade e o cumprimento de prazos. 

5) Mercado terá novo olhar sobre sustentabilidade

Empresas capazes de entregar projetos bem planejados e cada vez mais sustentáveis vão se destacar no mercado. Além das exigências dos consumidores em relação às mudanças climáticas, é de esperar novas legislações voltadas ao incentivo das chamadas construções sustentáveis.

Entre as melhorias neste segmento, encontram-se:

– Aplicação de novos materiais – Além de construções modulares e pré-fabricadas, os materiais de reaproveitamento também serão mais visados.

– Impressão 3D – A impressão 3D está evoluindo, com seu custo sendo cada vez mais acessível, tornando-se um caminho para soluções complexas em projetos de engenharia.

– Energia Zero e Energia Positiva – Estamos falando de projetos que geram tanta ou mais energia do que vão consumir, a partir de painéis solares e turbinas eólicas. São boas soluções na promoção de ambientes urbanos mais sustentáveis em um contexto de busca por mitigação de impactos da construção civil.

– Reciclagem de água – Sistemas para captação de água de chuva, tecnologias de reciclagem de água e tratamento são algumas das possibilidades de modernização da construção neste quesito. A gestão eficiente deste insumo contribui para reduzir os custos operacionais, mas também colabora para as cidades.

– Economia circular – O propósito é fazer o maior uso possível dos recursos e insumos, reaproveitando aqueles que podem ser aplicados novamente e dando a destinação adequada àqueles que não têm essa capacidade. Com isso, otimizam-se não só as obras, como o consumo de recursos naturais, consolidando-se como uma tendência de construção em 2025.

– Certificações e normas sustentáveis – Edifícios que sejam entregues com certificações e normas de reaproveitamento energético (LEED), qualidade de vida e de saúde (Well Building Standard) e padrões globais de construção sustentável (Breeam). Esses programas promovem a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e o bem-estar dos futuros ocupantes.

Monitorar as tendências de construção em 2025 é um caminho importante para entender não só as expectativas de clientes como para analisar quais investimentos devem ser feitos para se manter competitivo no mercado da construção civil.

Fonte: Senior

Leia também

O Canal Senior Mega SPO é uma empresa especializada em implantação de sistemas de gestão ERP e cana autorizado Senior, oferecendo soluções e suporte para uma gestão empresarial eficiente, ágil e segura.

Fale Conosco:

(11) 95307-7524 comercial@megaspo.com.br

Canal Senior Mega SPO – Todos os Direitos Reservados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos te ajudar?